BEM-VINDO À REVISTA ESPÍRITA ASSEAMA

Sócrates precursor de Jesus

“O grande filosofo está aureolado pelas mais divinas claridades espirituais, no curso de todos os séculos planetários. Sua existência, em algumas circunstâncias, aproxima-se da exemplificação do próprio Cristo. Sua palavra confunde todos os Espíritos mesquinhos da época e faz desabrochar florações novas de sentimento e cultura na alma sedenta da mocidade.” (Livro A Caminho da Luz, Emmanuel, psicografia de Francisco Candido Xavier)

Sócrates sem duvida foi mais que um precursor de Jesus, vivendo as lições primorosas do evangelho do Cristo, e trazendo consigo importantes bases de ensinamentos espirituais, contendo a imortalidade da alma e a vida ESPIRITUAL. 

Mas acima de tudo Sócrates pregou a fraternidade, que é a bandeira de luz do Mestre de todos os Mestres, Jesus. 

Fosse a fraternidade nosso esteio de luz, formatando as condutas e pensamentos, fatalmente estaríamos em melhores condições, assim como a Terra. 

Em sua doutrina, Sócrates filosofa sobre o homem ser uma alma encarnada, que se perturba ao levar em consideração a matéria e se harmoniza quando leva em consideração a vida do Espírito, cujo corpo físico obscurece a visão e a libertação deste pela morte retira o impacto da matéria, dando ao homem a visão livre dos desejos corporais. Descreve que o homem ainda impuro precisa retornar muitas vezes a carne a fim de se purificar, trazendo o principio da reencarnação e da evolução, reforça constantemente a necessidade de cuidar da alma, de purificar a si mesmo sob a ótica espiritual, para encontrar paz e harmonia. 

E por trazer estes e outros princípios que abriram as portas para o entendimento das Leis Divinas e da chegada de Jesus séculos depois, Sócrates, cujas diretrizes pregadas iam contra os poderes temporais, foi acusado de perverter os jovens da época, preso e humilhado.

E testemunha acima de tudo, em sua morte, as verdades que pregou, as luzes da imortalidade, o entendimento da vida espiritual, deixando-nos o exemplo do seguidor do evangelho ainda antes que estas lições nascessem e florescessem na Terra, e até hoje discutimos suas falas e interpretamos suas conquistas, pois a Verdade da Luz vence sempre, porquanto, represente a essência de todos, por excelência.