Santuário


O Santuário ASSEAMA é uma das unidades de prestação de serviços do Grupo ASSEAMA.

Inaugurado em abril de 2012, conta com uma área de 38.800 m² em  Atibaia – SP, onde abrigamos e mantemos 176 animais domésticos e silvestres, que foram resgatados do abandono e de maus tratos.

Todas as crianças animais que hoje residem no lar Santuário ASSEAMA passaram por sofrimentos que lhes causaram traumas físicos e emocionais, exigido da nossa equipe cuidados e observação constantes.

O santuário possui 3 blocos de construção onde abrigam 36 recintos divididos, com gatis, canis, galinheiros, coelhários. Cada espaço possui 3 m² de área coberta e 5 m² de área externa, todos com tela, corredor de contenção de fugas, despensa e área de higienização de comedouros.

– Bovinos

Os bovinos ficam em uma área com 03 pastos e um espaço para dormir de aproximadamente 80 metros.

– Porcos

Entre espaço para dormir e para os banhos de lama os porcos, que vivem no Santuário ASSEAMA, ocupam uma área de mais de 50 metros.

– Chinchilas

Os chinchilas tem um recinto de 3 m², climatizado e com enriquecimento ambiental.

– Bugios

Para criar o recinto dos bugios, seguimos as normas do IBAMA – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Eles também precisam ficar afastados dos outros animais, e contam com uma área especial no final do nosso pomar.

Além dos espaços para os animais, o Santuário ASSEAMA, possui uma cozinha exclusiva para o preparo dos alimentos dos animais, um centro veterinário, um ambiente para internação e quarentena, seis poços caipiras, um galpão de  2.000 metros, uma casa para o caseiro, uma casa para os funcionários e a uma casa da administração, um pomar com diversos pés de frutas e uma mata nativa por onde passa um pequeno rio.


Equipe

O santuário conta com 3 tratadoras que dedicam-se em manter os cuidados de alimentação e limpeza, e um corpo de veterinários voluntários de diversas especialidades responsáveis pelo bem-estar físico e emocional dos animais.

Resgatados

Hoje 2 araras, 1 tucano, 1 papagaio, 1 maritaca, 9 calopsitas, 1 periquito australiano, 19 coelhos, 4 chinchilas, 9 porquinhos da índia, 14 porcos, 2 vacas, 2 bois, 16 galinhas, 60 gatos, 32 cachorros e 2 bugios podem chamar o Santuário ASSEAMA de lar.

Para conhecer a história de alguns dos animais resgatados que vivem no Santuário ASSEAMA.

Manutenção

A manutenção do Santuário ASSEAMA é feita exclusivamente com a renda das atividades de arrecadação realizadas pelo Grupo ASSEAMA e doações.

Quanto custa manter o Santuário?

Mensalmente gastamos em média R$ 17.650, com funcionários, energia elétrica e comida para os animais (1600 kg de ração e frutas). Lembrando que essas despesas são fixas, não contemplando tratamento de animais e manutenções eventuais do espaço. Por isso é tão importante a ajuda e as doações, de quem assim como a ASSEAMA, ama os animais.


Como ajudar ♥

Sua ajuda é extremamente importante para que possamos manter o Santuário ASSEAMA funcionando.


Participe das campanhas especiais

 


Centro Espírita e Santuário