BEM-VINDO À REVISTA ESPÍRITA ASSEAMA

Paciência: uma virtude a se conquistar

“Não há problema que não possa ser solucionado pela paciência. A paciência desarticula os mecanismos do mal… Aquele que não se altera diante da prova, não reagiu às provocações, ignora o mal… A impaciência é a reação que quem nos provoca está esperando.” Livro O Evangelho de Chico Xavier.

Paciência é a capacidade de suportar circunstâncias difíceis, uma virtude do ser humano baseada no autocontrole emocional, sem perder a calma e a concentração, na tolerância com os outros, em situações indesejadas, na espera em relação a algo que não tenha previsão para acontecer. 

O caminho para se chegar à conquista da paciência está ligado diretamente ao combate do orgulho e egoísmo existente em nós. A paciência é conquistada nos aprendizados diante dos acontecimentos indesejados e das atribulações da vida que suscitam reações imediatas descontroladas. Nos momentos em que somos provados, somos forçados a ver o que temos de pior em nós mesmos e aprender a combatê-las. Na destinação da Terra, nas provas e expiações a que estamos suscetíveis, a posição que tomamos em relação às tribulações, faz com que seja mais proveitosa nossa passagem por aqui ou não. Deus nos põe à prova para que nos despojemos do mal, perseverando nos ensinamentos que Jesus exemplificou e nos deixou e quando conseguimos vencer é um passo a mais no caminho da regeneração. 

“A Paciência não é vitral gracioso para as suas horas de lazer. É amparo destinado aos obstáculos.” Livro Agenda Cristã, André Luiz.

No mundo que vive a intolerância e impaciência para com o semelhante à flor da pele, o orgulho deve ser combatido com todas as forças, eliminando o ódio e a vingança dos corações humanos. Não percamos a paciência e que ela não tenha limites.

Agradeça a Deus por aquele por onde vem a provação. Ore, para que, com tudo que Ele te colocou à frente, você consiga conquistar a verdadeira paciência. Ela fará parte de você naturalmente a cada situação no treino para alcançá-la pois serão vitórias no caminho do bem.

“Aquele que conquistou a paciência conquistou a si mesmo.” Emmanuel