BEM-VINDO À REVISTA ESPÍRITA ASSEAMA

Os superpoderosos cogumelos

“Ama pelo caminho quanto possas: plantas, animais, homens, e te descobrirás, por fim, superiormente amando a Deus”
Joanna de Ângelis

Vamos continuar fazendo de nosso alimento um tributo de amor a Deus e amor ao próximo. Desta vez vamos aprender um pouco sobre os cogumelos.

Presença frequente nos pratos veganos, os cogumelos deveriam fazer parte do cardápio de qualquer pessoa. Ricos em proteínas, antioxidantes, fibras, minerais e vitaminas, eles protegem o corpo de uma série de doenças. Além disso, possuem poucas calorias, gorduras e sódio. Nos últimos anos, seu consumo aumentou sensivelmente no país.

Entre os mais conhecidos estão: cogumelo-de-Paris, Portobello, Shiitake, Shiimeji, entre outros. As propriedades nutricionais variam de acordo com o tipo.

Uma dica: eles também se transformam em boas fontes de vitamina D. 

Sua textura e sabor os tornam excelentes substitutos da carne, sendo considerados pelos especialistas um ingrediente umami, ou seja, aqueles considerados um quinto sabor, satisfazendo de maneira única o paladar.

Cogumelo recheado
4 cogumelos portobelo
1 xicara de cogumelos paris picados
2 colheres sopa de azeite
Ervas frescas ou secas (de sua preferência)
Sal a gosto

Preparo:

Retire os cabos dos cogumelos portobelo e pique. Reserve.

Em uma panela aqueça o azeite. Em seguida coloque os cabinhos picados e os cogumelos paris e refogue rapidamente. Coloque uma pitada de sal e as ervas, misture e desligue o fogo. Recheie a parte interna dos cogumelos portobelo com os cogumelos refogados, cubra sal e pimenta do reino a gosto e regue com um fio de azeite. Envolva os cogumelos recheados em papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 15 minutos. Sirva em seguida. Bom apetite.