BEM-VINDO À REVISTA ESPÍRITA ASSEAMA

O Despertar da Consciência

Centenas de búfalas deixadas para morrer em Brotas, SP”. Essa notícia terrível se espalhou rapidamente nas redes sociais, nos noticiários e nas mídias no mês de novembro. Uma situação deplorável imposta a seres sencientes que não possuem meios de se defender. A voz de pessoas que se compadeceram pelas condições em que foram submetidas, fez com que, nesse caso, tudo viesse a público.

Nessa denúncia vimos ações partindo de várias frentes para auxiliar os animais: voluntários cuidando da parte legal a fim de agirem com segurança, voluntários cuidando do resgate das búfalas, veterinários tratando das péssimas condições de saúde dos animais, doações de remédios, alimentos, material, tempo, tudo com amor e compaixão, envolvidos em imensa dor. Dor não maior do que a vivida pelas centenas de mães descartadas, a maioria grávida, pois tratava-se de rebanho para a produção de leite. 

Essas situações sempre ocorreram e continuam ocorrendo em todo o mundo. A diferença é que agora muitos não se calam diante das bárbaries, face o entendimento de que os animais não são simples máquinas para servir ao homem. O processo de conscientização, de mudança de consciência da humanidade para o planeta em transição para a regeneração faz com que isso hoje venha à tona e as pessoas sejam impactadas, gerando nova estruturação de consciência. Antes não se falava sobre abusos e maus-tratos aos animais. Agora, muitos não se calam, não ficam indiferentes a essas tragédias e as denúncias aumentam para que cheguemos a um futuro em que isso não mais aconteça, onde homens e animais convivam com respeito e amor no planeta de regeneração.

“Os animais têm a sua linguagem, os seus afetos, a sua inteligência rudimentar, com qualidades inumeráveis. São eles os irmãos mais próximos do homem, merecendo, por isso, a sua proteção e amparo.”Livro Emmanuel, psicografia Chico Xavier. 

É necessário o despertar urgente para como tratamos os seres com que convivemos no planeta. Que essas calamidades nos motivem a impedirmos que aconteçam e que a agonia existente em locais como esse possa terminar definitivamente. Respeito, amor e compaixão ao próximo, seja ele qual for.

“A grandeza de uma nação e seu progresso moral, podem ser julgados pela forma como os animais são tratados”.Gandhi.