BEM-VINDO À REVISTA ESPÍRITA ASSEAMA

O coração do evangelho

Humberto de Campos vem mais uma vez nos presentear, através da psicografia de Francisco Candido Xavier, com uma belissima passagem de Jesus no momento em que o Mestre declara o Brasil, o Coração do Mundo, Pátria do Seu Evangelho. 

“Em uma das visitas que fazia a Terra, Jesus com seu olhar compassivo procurava o ninho doce do seu Evangelho, mas o planeta terreno ainda permanecia sob o orgulho, a ingratidão e o egoismo das criaturas humanas. Em vão procurou o Senhor os remanescentes da obra de um de seus últimos enviados à face do orbe terrestre… de Francisco de Assis só haviam ficado as tradições de carinho e de bondade e os pecados do mundo, como novos lobos de Gúbio, haviam descido outra vez das selvas misteriosas das iniqüidades humanas… Helil, um dos seus mensageiros, ao ver a profunda tristeza do Mestre, sujere que fossem visitar os continentes ignorados. A caravana seguiu e, ao contemplar a beleza do sublimado lugar, o coração do Mestre se enche de esperança! “Helil, pergunta Ele, onde fica, nestas terras novas, o recanto planetário do qual se enxerga, no infinito, o símbolo da redenção humana?” Mestre, esse lugar de onde se vêem, no mundo, as homenagens dos céus aos vossos martírios na Terra, fica mais para o sul… Então, na presença do Cordeiro, as maravilhas daquela terra nova, que seria mais tarde o Brasil, desenhou-se no firmamento formado de estrelas cintilantes e no jardim das constelações de Deus surge o mais imponente de todos os símbolos… Mãos erguidas para o Alto, como se invocasse a bênção de seu Pai para todos os elementos daquele solo extraordinário e opulento, exclama Jesus: “Para esta terra maravilhosa e bendita será transplantada a árvore do meu Evangelho de piedade e de amor. No seu solo dadivoso e fertilíssimo, todos os povos da Terra aprenderão a lei da fraternidade universal. Sob estes céus serão entoados os hosanas mais ternos à misericórdia do Pai Celestial… Aqui, Helil, sob a luz misericordiosa das estrelas da cruz, ficará localizado o coração do mundo!”  Foi por isso que o Brasil, onde se confraternizam hoje todos os povos da Terra e onde será modelada a obra imortal do Evangelho do Cristo, trazia já, em seus contornos, a forma geográfica do Coração do mundo.”

Ouvindo as palavras de Jesus e compreendendo o apostolado de amor que cabe ao Brasil, devemos nos imputar do sagrado dever de fazer desta terra abençoada, a luz do evangelho, seguindo as diretrizes da Doutrina Espírita e praticando o amor ao próximo para com todas as criaturas de Deus, a fim de honrar a confiança de Jesus aos brasileiros.