BEM-VINDO À REVISTA ESPÍRITA ASSEAMA

Matias, o substituto de Judas

Matias foi o discípulo escolhido para substituir Judas Iscariotes no grupo dos doze apóstolos. Havia um requisito para ser um dos doze apóstolos do Cristo: era necessário que o escolhido tivesse acompanhado todo o apostolado do Messias, desde seu batismo pelas mãos de João Batista, até que o visse depois de sua ressurreição.

Diante de um grupo de quase 120 pessoas, dois nomes foram escolhidos pelo apóstolo Pedro. Eram Barsabás e Matias. Através de uma ação que eles denominavam de lançar a sorte, uma prática muito comum descrita no Antigo Testamento, o nome de Matias foi escolhido. Essa foi a última vez em que foi relatada uma ação de tirar a sorte entre os discípulos.

Pouco se sabe sobre o apostolado de Matias, assim como o fim de sua encarnação também é controverso. Alguns historiadores dizem que ele teria sido um evangelizador na Judéia e teria desencarnado ao ser apedrejado por judeus.

Outros dizem que Matias foi um grande evangelizador na Etiópia e teria sido morto por uma tribo canibal. Embora nenhum documento traga mais informações sobre Matias, sabemos que foi graças à ação missionária e migratória dos doze apóstolos e de Paulo de Tarso que as luzes do Evangelho do Cristo percorreram o velho mundo. A passagem do Messias pela Terra pode ser divulgada não apenas por seus apóstolos, mas pelas centenas de homens e mulheres que foram seus discípulos na primeira fase da era Cristã.

Matias foi o último nomeado diretamente pelo apóstolo Pedro para, como apóstolo, falar em nome do Cristo sobre Sua bondade infinita.

Jesus segue recrutando pessoas, como fez de forma mais direta com Paulo de Tarso para manter Sua palavra viva no seio da humanidade. Que possamos receber o convite celestial do nosso Mestre para que, através de nossas ações, pensamentos e palavras sejamos um dos discípulos do bem para a regeneração do Planeta Terra. Que o amor divino do coração do Cristo se espalhe através de nós para todos os que vivem nesse imenso lar – sejam nossos irmãos humanos ou nossos irmãos animais.