BEM-VINDO À REVISTA ESPÍRITA ASSEAMA

Granola caseira: saúde no prato

Não por acaso, o café da manhã é uma das refeições mais importantes que existe. Além de ajudar a restabelecer o corpo, quebra o jejum de várias horas sem alimento e ainda estimula os órgãos do aparelho digestivo a funcionarem melhor.

Durante o nosso sono, o organismo continua gastando energia para manter
as funções vitais. Por isso, a importância de repô-las logo cedo. Para isso, escolha bem os alimentos que você vai ingerir. O ideal é optar por itens variados, como pães, gorduras boas e frutas. Uma outra dica é incluir no seu cardápio a granola. Rica em carboidratos, cereais, grãos, sementes e fibras, possui baixo índice glicêmico.

Nesta edição, vamos ensinar uma receita de granola caseira que dura vários dias e é excelente fonte de vitaminas e nutrientes essenciais para o seu organismo. E o melhor: é totalmente natural. Teste recente feito pela Fundação Proteste detectou que muitas marcas vendidas no mercado são ricas em sódio, açúcar e gordura. Então, mãos à obra.

Granola caseira

– 1 xícara de nozes, amêndoas, castanha-do-pará e castanha de caju sem sal
– 1 xícara de aveia sem glúten
– 2 colheres (sopa) de gergelim
– 1/4 de xícara de uva-passa branca sem sementes
– 1/4 de xícara de uva-passa preta sem sementes
– 1/2 xícara de tâmara picada
– 1/2 xícara de damasco seco picado
– 2 colheres (sopa) de açúcar demerara

Preparo:

Bata, rapidamente no liquidificador as nozes e as castanha até ficarem moídas. Transfira para uma tigela e misture os ingredientes restantes até virar uma farofa homogênea. Espalhe essa farofa em uma assadeira forrada com papel-manteiga e leve ao forno por 15 minutos ou até dourar ligeiramente. Mexa na metade do tempo. Ao esfriar, ponha em um recipiente de vidro com tampa para usar em suas receitas.

Dica: conserve em recipiente com tampa, em lugar seco e sem umidade, por até 15 dias.