BEM-VINDO À REVISTA ESPÍRITA ASSEAMA

Flores: da horta para o prato

“…Comece a renovação de seus costumes pelo prato de cada dia. Diminua, gradativamente, a volúpia de comer a carne dos animais.”
Humberto de Campos

Setembro chegou e, com este mês, damos início à primavera, a estação mais colorida e perfumada do ano. Com ela, as flores entram no cardápio. Não qualquer flor, mas particularmente as que a humanidade consome há séculos, embora muita gente nem se dê conta de que são, sim, flores. Brócolis, couve-flor e alcachofra são três bons exemplos.
Hoje, falaremos das pequenas flores de brócolis. Além de todos os benefícios, esse vegetal é um dos menos calóricos. Cada 100 gramas possui apenas 25 calorias. O ideal é que seja cozido com suas folhas, bem higienizadas, no vapor para preservar suas propriedades nutricionais, como a vitamina C.
Além desse elemento, o vegetal é rico em sulforafanos, compostos que, segundo a ciência, podem prevenir alterações celulares que levam ao câncer e protegem o coração do infarto.
Prático, saboroso e muito fácil de preparar, as pequenas flores de brócolis podem ser congeladas, garantindo suas características nutricionais e tendo à disposição um alimento mesmo fora da safra. A seguir, uma receita em que esse vegetal empresta toda a sua cor e saber ao prato. Confira:

Espaguete com creme de brócolis

Ingredientes:
1 colher (sopa) de azeite
1 cebola pequena ralada
2 dentes de alho em lâminas
300 g de espaguete cozido al dente
1 brócolis cozido no vapor
Sal, pimenta-do-reino branca em pó
e lemmon pepper a gosto
1/3 de xícara de maionese vegetal (vegana)
Suco de meio limão
Tomatinhos a gosto

Preparo: Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho. Junte a massa e o brocólis, separado em buquês, e refogue bem. Tempere a gosto com os temperos. Deixa apurar em fogo baixo. Acrescente
a maionese misturada ao suco e acrescente junte à panela. Ponha o tomate e deixe apurar. Sirva quente e, se desejar, polvilhe com castanha de caju triturada.