BEM-VINDO À REVISTA ESPÍRITA ASSEAMA

Faça cada um sua parte

Quando você anda na cidade, o que vê além de prédios e carros? Já percebeu as pessoas, as flores no caminho, as árvores nas calçadas, os animais? O quanto é lindo e não percebemos? A vida está em todo lugar pulsando, crescendo, florescendo. 

Agora, você conseguiu perceber também, as pessoas ou animais que, na maioria das vezes, são invisíveis aos olhos de todos? Aqueles que estão nos faróis, nas praças, debaixo das pontes, crescendo em grande quantidade a cada dia? Cada um desses irmãos  têm suas histórias, sentimentos, dores e lutas para serem trabalhados todos os dias. 

Ali estão eles, nossos irmãos sofridos, animais abandonados pelas ruas, vitimas da negligência e da crueldade, pessoas em alienação completa ou em dificuldades financeiras sérias, invisíveis para nós, mas visíveis para o Cristo. 

Todos desejamos um planeta livre do sofrimento, da violência, da dor. Aguardamos ansiosamente que chegue a era da regeneração. Cabe-nos, no entanto, compreender que somos nós os trabalhadores da última hora, aqueles que construirão com a caridade e o amor ao próximo a Terra da paz, o reino dos céus no solo desta casa bendita de evolução. 

“O que podes fazer, parece-te quase sem sentido ou significação, tão grande e volumoso é o problema. Apesar disso, não te escuses de auxiliar. Se não consegues ir à causa do problema, minimiza-lhe os efeitos. Desde que não podes erradicar, de um golpe, a fome, a enfermidade, a ignorância, contribui com a tua quota de amor, por mínima que seja.” Livro Episódios Diários, Joanna de Ângelis.

Em O Evangelho Segundo o Espiritismo, os Espíritos nos dão inúmeras maneiras de auxiliarmos nossos próximos, praticando a caridade, a beneficência, a piedade, mostrando como essas ações nos trazem os gozos do bem praticado: “A caridade, meus amigos, se faz de muitas maneiras. Podeis fazê-la em pensamento, em palavras e em ações.”

Doe. Doe o que puder: um prato, um lanche, um sorriso, um olhar, uma palavra amiga, um consolo, um ouvir, um tempo, uma prece, um carinho. Doe a esperança ao coração pesado daquele que só carrega sofrimento e dor. Abençoe com palavras e ações em nome do Cristo.