BEM-VINDO À REVISTA ESPÍRITA ASSEAMA

Delícia que nutre e sustenta: a famosa amêndoa

“Alimenta-te para viver, sem a gulodice que leva o homem a viver para comer. Morre-se mais de excesso ou alimentação irregular, do que pela falta de pão. … . Usa o alimento com sabedoria e frugalidade para viveres por longos anos com saúde ideal.” Momentos de Saúde e de Consciência. Divaldo P. Franco, pelo espírito Joanna de Ângelis.

Amêndoa, a oleaginosa que vai bem em todas as receitas, é um poderoso remédio natural. São inúmeros nutrientes e benefícios dentro de uma única fonte que faz com que o organismo trabalhe melhor e mais saudável. É muito rica em fibras, proteínas, gorduras saudáveis, antioxidantes e minerais, provando mais uma vez que a dieta vegetal supri todas as necessidades vitais do ser humano. 

Pode auxiliar em casos como de diabetes devido à quantidade de fibras, proteínas e gorduras saudáveis, que promovem o controle dos níveis de açúcar no sangue, ajudando na sua prevenção além dos compostos antioxidantes, como flavonoides e taninos, que mantêm a saúde das células do pâncreas, responsáveis pelo hormônio insulina, prevenindo a resistência a esse hormônio e à diabetes. Os antioxidantes também combatem o excesso de radicais livres no organismo, auxiliando na prevenção de doenças, como infarto, derrame e câncer.

Você pode utilizar a amêndoa de inúmeras maneiras, entre elas, na forma crua, torrada, como manteiga, farinha, leite, batida, em pratos salgados, doces, ou como sua criatividade permitir.

Batida de maracujá

Ingredientes

  • 150 gramas de amêndoas cruas
  • 750 ml de água filtrada
  • 6 maracujás
  • 6 tâmaras jumbo

Preparo

– Deixe a amêndoa de molho por 24 horas. Escorra a água e lave-as bem.

– Coloque as amêndoas no liquidificador com a água filtrada e bata até ficar bem homogênea a mistura. 

– Coe em um coador de voal (panela furada). O resíduo do leite de amêndoas pode ser usado em receitas, como patê ou farofa, por exemplo.

– Coloque o leite de amêndoas no liquidificador, acrescente os maracujás e as tâmaras picadas, sem o caroço. Bata até ficar uma mistura homogênea também. A quantidade de maracujás e tâmaras pode variar conforme seu gosto. Coe e delicie-se.