BEM-VINDO À REVISTA ESPÍRITA ASSEAMA

Cedo Começa O Aprendizado

Um estudo realizado com bactérias do gênero Pseudomonas Aeruginosa revelou que essas são capazes de enviar sinais de alerta umas às outras quando são atacadas por antibióticos. No estudo, que é uma colaboração entre a Universidade de Copenhague e a Universidade da Califórnia em Irvine, nos Estados Unidos, pesquisadores observaram em laboratório que as bactérias evitam a “área perigosa” onde estão os antibióticos quando recebem um sinal.

“…Quando recebem o sinal de alerta de suas companheiras, pode-se ver no microscópio que elas descrevem círculo ao redor da ameaça. É um mecanismo inteligente de sobrevivência…”, diz a pesquisadora Nina Molin Hoyland-Kroghsbo, professora do Departamento de Ciências Veterinárias da Universidade de Copenhague, na Dinamarca.

“É bastante fascinante ver como as bactérias se comunicam e mudam o comportamento para que toda a população bacteriana sobreviva…”, diz Hoyland-Kroghsbo.

Como nos ensina o livro a Gênese, 1868, o aprendizado começa em fases muito anteriores ao que imaginamos.

O quinto livro da codificação compilado por Kardec, no capitulo 3, item 11 nos diz que “o instinto é a força oculta que solicita os seres orgânicos a atos espontâneos e involuntários, tendo em vista a conservação deles”. Nos fala ainda no item 7 do capítulo 8  que “a escala orgânica acompanha constantemente, em todos os seres, a progressão da inteligência, DESDE O PÓLIPO ATÉ O HOMEM”

Ainda no livro Emmanuel, no capitulo Sobre Os Animais o admirável orientador  nos afirma: “oriundos na flora microbiana, em séculos remotíssimos, não poderemos precisar onde se encontra o acume das espécies ou da escala dos seres, no pentagrama universal…”