BEM-VINDO À REVISTA ESPÍRITA ASSEAMA

Benefícios da comida colorida

 “…Porém, à medida que o senso moral predomina, a sensibilidade se desenvolve, a necessidade de destruição diminui, termina mesmo por se extinguir e por se tornar odiosa, então, o homem passa
a ter horror a sangue”
(Livro A Gênese, Cap. III, item 23)

Nesta edição, vamos falar dos alimentos de cor laranja ou alaranjada, como abóbora e a cenoura, só para citar dois exemplos.Para que não sabe, a cor de um alimento é determinada pela quantidade de pigmentos naturais e enzimas que ele possui.

 No caso dos citados aqui, essa cor é resultado da presença de betacaroteno, um importante antioxidante que combate os radicais livres que causam inflações e doenças no organismo.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) já afirmou que a sua deficiência
é comum em países em desenvolvimento e causa carência de vitamina A, além de baixa imunidade e problemas de pele, das unhas e dos cabelos.
A abóbora, por exemplo, tem poucas calorias e é excelente fonte de potássio  e vitamina C. Sem falar que é um alimento de fácil preparo e que permite várias combinações, como ser a base de tortas doces ou salgadas, quibes veganos de forno. 

Outra vantagem é que está disponível durante todo o ano com preço acessível ao bolso. Como estamos no outono e para que você possa aproveitar toda a potência desse alimento, ensinamos um delicioso caldo
de abóbora com gengibre. Não deixe de experimentar!

Caldinho de abóbora com gengibre

– 1 fio de azeite 
– 1 talo pequeno de alho-poró em rodelas 
–  600 g de abóbora japonesa, sem casca, em pedaços 
– 1 cebola pequena picada
– 1 pedaço de gengibre, sem casca (7 cm) 
– Sal a gosto 
– 1⁄2 colher (chá) de açafrão-da-terra ralado
– 1 ¼ xícara de caldo de legumes caseiro 

Preparo: Na panela de pressão, leve ao fogo o azeite e refogue o alho-poró até ficar transparente. Ponha a cebola e refogue mais. Junte a abóbora e mexa bem. Adicione os demais ingredientes, mexendo rapidamente. Tampe a panela e cozinhe por 15 minutos após o início da pressão. Retire do fogo e deixe a panela esfriar para abri-la. Se desejar, descarte também o gengibre para um sabor menos picante. Transfira para o liquidificador e bata bem. Aqueça e sirva.