BEM-VINDO À REVISTA ESPÍRITA ASSEAMA

André e seu papel em recrutar ovelhas para o rebanho do Messias

André era um dos doze apóstolos de Jesus, e foi o primeiro a recrutar apóstolos para o Messias. É sempre citado no novo testamento entre os quatro primeiros, junto com João, Tiago e seu irmão Pedro.

André nasceu em Betsaida, na Galileia, era filho de Jonas, pescador local e irmão de Pedro, que também é conhecido como Simão. André era discípulo de João Batista, que pregava a vinda do Messias, que iria libertar o povo de Israel.

O primeiro encontro de André com o Messias aconteceu alguns dias depois do batismo de Jesus por João, estando com dois discípulos ao ver Jesus disse aos companheiros “Eis ai o Cordeiro de Deus”.

Ouvindo essas palavras, os dois discípulos seguiram a Jesus. Quando o Mestre viu que eles O seguiam perguntou: O que vocês estão procurando? Estes lhe responderam: Rabi onde moras? Jesus lhes respondeu: Venham e vocês verão.

Então eles seguiram Jesus e começaram a viver com ele. André também levou seu irmão Pedro para junto de Jesus, e ambos os irmãos passaram a viver com Jesus na casa de Cafarnaum.

André esteve próximo a Jesus desde o início das pregações até a última ceia, e continuou seu apostolado pregando a palavra do Cristo na Capadócia, Galácia, Bitínia e Bizâncio onde fundou a igreja local e apontou Eustáquio como primeiro ministro. Depois esteve na Trácia, Macedônia, Tessália e mais uma vez em Acaia onde ele formou um grande rebanho e fundou a comunidade cristã de Patras, um dos modelos de igreja nos primeiros tempos. Foi nessa mesma cidade que foi crucificado durante o reinado de Trajano a mando do procônsul romano Egeias. 

Embora não vejamos muito o nome de André nos relatos dos apóstolos, há informações que seu papel na primeira era Cristã não era de documentar as passagens do Cristo, mas sim de divulgar os ensinamentos Cristãos para os novos adeptos da doutrina pregada por Jesus.

Na seara de trabalho do Mestre, todos nós temos papeis individuais e importantes como os primeiros discípulos, que fundaram igrejas, reuniram multidões para os primeiros cultos cristão, colocaram em textos o apostolado do Cristo. Sejamos os discípulos da nova era e aceitemos a convocação do Cristo para os trabalhos do bem em prol de nós mesmos e de toda a humanidade.