BEM-VINDO À REVISTA ESPÍRITA ASSEAMA

A versátil quinoa

“…Sem amor para com os nossos inferiores não podemos aguardar a proteção dos superiores, sem respeito para com os outros, não podemos aguardar o respeito alheio…” (Missionários da Luz, de André Luiz, cap. 4)

Esse grão, natural da região andina, é tão poderoso que foi escolhido pela agência espacial americana, a Nasa, para fazer parte do cardápio dos astronautas em voos espaciais de longa duração. Extremamente nutritivo, é considerado o mais completo alimento do reino vegetal. 

Rico em ferro, proteínas, fibras e cálcio, ajuda a fortalecer os músculos, sendo ideal para quem pratica atividade física. Mas entre os outros benefícios, destacam-se: seu poder de prevenir doenças cardiovasculares, reduzir o colesterol, fortalecer os ossos e ajudar a regular a pressão arterial. 

Além desse superpoder, a quinoa ainda é muito versátil, pois dá sabor a receitas veganas, como hambúrgueres, croquetes e de uma saborosa maionese. Ficou com vontade de experimentar? Tente essa saborosa, leve e prática salada. 

Salada de quinoa e laranja
Ingredientes
1/2 xícara (chá) de quinoa
1 pepino japonês médio, cortado em cubos
250 g de tomate-cereja cortados ao meio
1 cebola média cortada em cubos
1 cenoura, sem casca, cozida e cortada em rodelas
2 colheres (sopa) de tomilho-limão picado
Sal a gosto
1 colher (sopa) de suco de limão
1/2 xícara de damasco seco picado
1/4 de xícara de azeite
1 laranja pequena sem casca e sem a película branca cortada em gomos

Preparo:
1. Ponha a quinoa em uma peneira de trama fina e lave os grãos na água corrente. Ponha em uma panela com água suficiente para cobrir os grãos e afervente por 10 minutos ou até ficar macia.
2. Escorra muito bem e transfira para uma tigela. Adicione os ingredientes restantes, exceto o azeite e o damasco. Regue com o azeite, misture delicadamente. Ponha o damasco pouco antes de servir para não amolecer muito. Sirva fria ou em temperatura ambiente, decorado com um ramo de tomilho-limão.