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O superpoder das folhas verdes

Amar a si mesmo  significa respeito e direito à vida e à felicidade que o indivíduo tem e merece.  E sempre fazer as melhores escolhas para si mesmo,  vendo-se como espírito imortal, sem nunca deixar de respeitar, obviamente, o bem comum”

Joanna de Angelis

Quanto mais cor, mais sabor e mais nutrientes. Esta afirmação cabe principalmente quando falamos dos alimentos. Um prato com ingredientes coloridos mostra variedade — sinal de uma dieta balanceada.  

Hoje, vamos falar das folhas de cor verde-escura. Com grande quantidade de nutrientes e vitaminas K e A, além de minerais (cálcio, ferro e potássio),  elas são extremamente importantes para o bom funcionamento do organismo.

Excelentes fontes também de antioxidantes, que reduzem a atuação dos radicais livres, responsáveis pelo surgimento de doenças a partir do envelhecimento das células, essas folhas devem fazer parte da sua alimentação de forma regular.

É que os antioxidantes agem sobre o sistema nervoso central, atuando beneficamente sobre a memória e, de quebra, reduzindo o risco cardíaco. Dica para potencializar a absorção dos nutrientes é ingerir,  após a refeição, uma fruta repleta de vitamina C, como a laranja.

Refogado de folhas coloridas com nozes

– 1/2 colher (sopa) de azeite

– 1 dente de alho, sem casca, cortado em lâminas

– 1 xícara de folhas variadas  (couve, radicchio e espinafre lavadas e higienizadas; se preferir, use as suas favoritas) 

– Suco de 1/2 limão

– Sal a gosto

– Tomates-cereja a gosto

– 1/2 xícara de nozes sem casca (opcional)

Preparo: Em uma panela grande, aqueça o azeite e refogue o alho até ficar levemente dourado. Ponha as folhas cortadas com as mãos. Tempere com o suco de limão e o sal. Mexa ligeiramente. Acrescente o tomate (guarde um para decorar). Deixe cozinhar em fogo baixo, mexendo às vezes, até o líquido quase secar, mas sem os tomates desmancharem. Transfira para um prato de servir e decore com o tomate reservado e as nozes. Sirva imediatamente.