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Grãos: fontes de vida e de saúde

Cada coisa deve vir a seu tempo, pois a sementeira lançada à terra fora do tempo não produz. Mas aquilo que a prudência manda calar momentaneamente, cedo ou tarde, deve ser descoberto, porque, chegando a certo grau de desenvolvimento, os homens procuram por si mesmos a luz viva; a obscuridade lhes pesa”
O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. XXIV, item 4 

Uma das grandes dúvidas de quem deseja mudar seus hábitos à mesa e optar por uma alimentação sem carne e derivados é a carência de proteínas e vitaminas que esse tipo de dieta pode acarretar ao corpo.

A primeira grande lição a ser aprendida quando queremos mudar é procurar um profissional de nutrição ou um nutrólogo que entenda e respeite a nossa decisão.

Feito isso, a segunda etapa é ter em mente que as leguminosas (favas, feijões, lentilha, grão-de-bico e soja, especialmente na forma de tofu) vão passar a fazer parte do seu cardápio diariamente porque serão a sua fonte de proteína de origem vegetal.

Esse grupo deve estar presente porque seus grãos possuem também aminoácidos essenciais para a saúde, além de minerais como zinco e ferro. Antes de prepará-las, um cuidado essencial é deixar os grãos de remolho por 12 horas. Esse procedimento é fundamental porque reduz o teor e fitato – um antinutriente que compromete a absorção dos minerais pelo corpo. 

Antes de cozinhar, descarte a água e lave os grãos. Escorra e cozinhe em quantidade suficiente de água limpa para cobrir os grãos. Uma concha de leguminosas tem proteínas equivalentes a 100 g de carne. 

Outra dica de ouro para montar um prato equilibrado é dividi-lo em quatro porções e colocar todos os grupos fundamentais. Duas partes devem ser preenchidas com verduras e legumes. E as outras duas por cereais e leguminosas. De sobremesa, prefira as frutas naturais. Ficou com vontade de experimentar? Prove esta pasta com o pão que ensinamos na edição 3.

Pasta prática de grão-de-bico

–  1 1/2 xícara de grão-de-bico 

– 1/2 xícara da água do cozimento

– Suco de 1 limão

–  1 dente de alho grande sem casca, picado

– 1/2 xícara de azeite

– 1/2 xícara de tahine (pasta de gergelim)

– Sal e pimenta-do-reino branca moída

– Galhos de hortelã para servir e decorar


Preparo: Deixe o grão-de-bico de molho por 12 horas. Escorra, lave e cozinhe até ficar macio. Ao esfriar, retire as cascas e descarte-as. No liquidificador, ponha todos os ingredientes, exceto o azeite. Adicione os líquidos primeiro para não sobrecarregar o aparelho e queimá-lo. Bata e acrescente o azeite aos poucos até dar o ponto desejado (mais ou menos consistente). Transfira para uma tigela, decore com a hortelã e sirva.