BEM-VINDO À REVISTA ESPÍRITA ASSEAMA

Pão da vida

“ Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome e aquele que em mim crê não terá sede”, (A Gênese, cap. XV) 

O que será que o Mestre Jesus quis dizer com essa frase tão profunda? O pão, para quem não sabe, é um dos alimentos mais antigos de que se tem notícia. Tanto que uma descoberta arqueológica recente revelou uma receita desse alimento com mais de 14 mil anos! Os judeus, na travessia pelo Egito, levaram com eles o pão ázimo – combinação de farinha e água, que se transforma em pão, sem fermentar.

Além de presença constante na história, esse alimento é cercado por simbolismos. Representa a fartura, mas também a renovação. É justamente esse sentido que ganha mais destaque quando nos lembramos da frase de Jesus.

Refletir sobre esse alimento e sobre essa mensagem é muito importante, especialmente no Natal. Mas será que nossa mesa reflete a comunhão e o amor presentes na frase do doce Mestre?

Dezembro é tempo de partilha, mesmo assim insistimos em uma mesa farta de comidas que mais intoxicam nosso corpo e prejudicam nosso espírito e os animais do que nos afinizam com os ideais de amor, compaixão e caridade de Jesus.

Aproveitemos estes tempos de pandemia para ressignificar o alimento pão e a palavra pão. E também para colocar literalmente a mão na massa. Sabia que existem inúmeras receitas e até opções de pão pronto no mercado que não levam nada origem animal? São naturalmente veganas! 

Que tal, então, colocar em prática seus dotes culinários e preparar este delicioso pão sírio? Prático e gostoso, fica pronto em minutos. E o melhor: afasta a crueldade da sua mesa. Dessa forma, você pode ter certeza de que vai adicionar à sua ceia um alimento gostoso e cheio de múltiplos significados, como você já viu aqui!

Pão sírio caseiro com sementes

–  2 xícaras (chá) de farinha de trigo + um pouco para polvilhar
– 1 envelope (10 g) de fermento biológico seco instantâneo
– 1 colher (sopa) de açúcar 
– 1 xícara (chá) de água morna
– 1/4 de xícara (chá) de azeite + um pouco para untar
– 1 colher (chá) de sal
– Chia ou gergelim a gosto para polvilhar

Preparo – Em uma tigela, ponha a farinha, o fermento e o açúcar. Mexa bem. Junte a água aos poucos, misturando. Acrescente o azeite
e misture mais. Por último, o sal. Sove a massa até que fique bem lisa. Aqueça o forno a 180 ºC e reserve a massa por 20 minutos. 

Depois, divida-a em seis e forme rolinhos. Abra cada um em formato redondo. Ponha em uma assadeira ligeiramente untada com azeite e polvilhada com farinha. Disponha a chia ou o gergelim sobre a massa e asse até dourar. Sirva com patê de tofu cremoso e ervas finas.