BEM-VINDO À REVISTA ESPÍRITA ASSEAMA

Caminhos da evolução

Ao estudarmos o livro “Iluminação Interior”, de Joanna de Ângelis, em seu primeiro capítulo, compreendemos que o espírito traça a sua trajetória inicial de consciência dormente, em sono profundo, milhões de anos no reino mineral. A querida irmã nos mostra que depois de todo esse processo, ele se transfere para o reino vegetal.

Vamos então buscar André Luiz em suas elucidações profundas no livro “Evolução em Dois Mundos”, onde, com mais detalhes, ele nos ensina os caminhos do reino mineral até diversas fases intermediárias antes de o espírito entrar no reino vegetal. 

Fascinados, vamos compreendendo que tudo é espírito no santuário da natureza, conforme o próprio André Luiz nos revela no livro “Nos Domínios da Mediunidade”. Como nos mostra o querido amigo espiritual pelas mãos luminosas de Francisco Cândido Xavier e do nosso querido médium Waldo Vieira, o espírito adentra primeiramente o vírus, no corpo físico de um vírus, e ainda em sono profundo começa a desenvolver o instinto. Depois, as bactérias e o que mais vai nos surpreender, dando continuidade ao nosso estudo hoje, é que o próximo modelo físico que esse bebê espiritual ocupa, ainda em fase inicial de evolução, com a consciência dormente, é o corpo físico da célula. 

Dessa maneira, vamos voltar o nosso olhar para o macro, saindo do micro, e veremos que o nosso corpo é formado por um número gigantesco de células, trilhões de células e trilhões de bactérias e nos é surpreendente a colocação de André Luiz, repetida por Emmanuel no livro “O Roteiro”, também pela psicografia de Francisco Cândido Xavier, ao descobrirmos que cada célula de nosso corpo, cada bactéria do corpo que nos serve ao processo de evolução, traz em si um espírito em sono profundo, galgando os caminhos da evolução.

Passamos  a observar o tamanho da gratidão que nós precisamos ter e a compreensão profunda da vida inserida em toda a dinâmica. Nunca ficou tão clara a afirmação do Espírito de Verdade onde diz que na natureza tudo serve, tudo se encadeia. Verdade é a colocação do irmão ao nos demonstrar que realmente no nosso próprio corpo físico, servindo a nós, espíritos em fase de humanidade, galgando os caminhos para a vida do arcanjo, estão outros espíritos iniciando seu processo, ainda com longo caminho em diversos reinos até chegar à fase em que nos encontramos. No entanto, nos servindo à medida que evoluem a própria reencarnação. 

“Admirável lei de harmonia”, nos diz o Espírito de Verdade, “que estais longe de conhecer”. Assim, amigo leitor, aguardemos os próximos passos do espírito conforme nos ensina o Consolador Prometido.