BEM-VINDO À REVISTA ESPÍRITA ASSEAMA

A transformação pelo amor

O mundo está mudando muito rapidamente e temos uma tendência de prestar mais atenção nas coisas ruins que acontecem. E se mudássemos um pouco nosso olhar e começássemos a observar por outro ângulo para encontrarmos as coisas boas? Acharíamos algo? Sim..

Podemos encontrar o bem, a bondade, a solidariedade e o amor agindo em várias situações que nem imaginamos. Por exemplo, quando vemos recicladores da Malásia transformando resíduos plásticos retirados do oceano em peças para móveis e em mercadorias, o bem se encontra lá. Em uma fazenda no Texas, que criou uma maneira de abordar autoestima entre crianças com deficiência proporcionando contato e brincadeiras com animais que precisam de cuidados especiais, encontramos a solidariedade. 

Quando uma chihuahua é eleita “cão do ano” por cuidar de animais resgatados com problemas físicos e mentais, vemos o amor verdadeiro.
São ações que mostram a bondade de Deus e estão mais perto de nós do que imaginamos. Com fé, tudo é possível. 

A fé, divina inspiração de Deus, desperta todos os sentimentos que conduzem o homem ao bem: é a base da regeneração, como explicado em “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, Cap. XIX.

Para uma sociedade saudável, a bondade, a solidariedade, a caridade, o amor devem ser sentidos dentro de nós. Quando estimulados através de pequenas mudanças internas, partimos para a prática. 

Cada ação é seguida por uma reação. Sejamos então, executores de ações sublimes, de elevação moral, para reações igualmente elevadas. Lembre-se: gentileza gera gentileza, bondade gera bondade, amor gera amor.

É certo que muitas coisas ainda precisam ser melhoradas em todo o planeta. Cada melhora é uma conquista da humanidade. Mas as maiores melhoras são as morais, que impactam, por conseguinte, as materiais. Cada mudança de comportamento e de hábito eleva um grau no nível de nossa evolução.

A cada um a sua missão e o seu trabalho nessa mudança. Nós, que compomos a humanidade, somos responsáveis por fazer do mundo um lugar melhor; somos um grão de areia, mas, sem grãos de areia, não existiriam montanhas. 

O sucesso de cada um tem reflexo em toda a humanidade porque o aperfeiçoamento de um acarreta a elevação de muitos.
“Obras de Fé”, de Chico Xavier