BEM-VINDO À REVISTA ESPÍRITA ASSEAMA

A natureza da revelação espírita

Como dissemos na edição anterior, Kardec considerava tão importante esse tema que o colocou como o primeiro capítulo do livro compostos por 62 itens. Ele começa apresentando uma série de questões, que estudaremos para compreender plenamente. São elas:

1. O espiritismo é uma revelação?
2. Qual é o seu caráter?
3. Em que se baseia sua autenticidade?
4. A quem e de que maneira ela foi transmitida?
5. A Doutrina Espírita é uma revelação no sentido litúrgico da palavra, ou seja, em todos os pontos, o resultado de um ensino oculto vindo do alto?
6. É definitiva ou sujeita a alterações?
7. Trazendo aos homens uma verdade absoluta, a revelação não teria como efeito impedi-los de usar suas faculdades já que pouparia o seu trabalho de pesquisa.
8. Qual pode ser a autoridade dos ensinamentos dos espíritos se eles não são infalíveis e superiores à humanidade?
9. Qual a utilidade da moral pregada por ele se ela não é outra senão a moral do Cristo já conhecida?
10. Quais as novas verdades que eles nos trazem?
11. O homem precisa de uma revelação?
12. Não poderia encontrar em si mesmo e em sua consciência tudo o que precisa para se conduzir?

São essas questões que iremos abordar ao longo do estudo do primeiro capítulo, esclarecendo-as detalhadamente.

Mas, primeiro, vamos entender o que é uma revelação. Uma revelação significa exatamente remover o véu, ou seja, fazer conhecer uma coisa desconhecida. Desse modo, todas as ciências que nos mostram o que até então desconhecíamos são revelações feitas para a humanidade.

A essência de toda revelação é a verdade e, por trás dessa verdade, existe um fato que a comprova. Qualquer pretensa revelação que os fatos desmentem não é uma revelação. Se nos deparamos com uma revelação que dizem ser de Deus e tal revelação é desmentida pelos fatos, ela não é de Deus — uma vez que Deus é infinita sabedoria e jamais se engaria ou iria contra suas leis imutáveis.

Vamos concluir o raciocínio para não deixar dúvidas sobre a primeira questão colocada por Kardec neste tópico: o Espiritismo é uma ciência, que nos dá conhecimento a respeito das leis de Deus que regem o mundo invisível, das leis morais e das leis que regem a relação entre o mundo material e o mundo espiritual. Então, no tempo certo, eis que recebemos o Consolador prometido pelo Cristo que ficaria para sempre conosco, a terceira revelação, o Espiritismo.