BEM-VINDO À REVISTA ESPÍRITA ASSEAMA

Quando ciência e religião se unem

Neste espaço, vamos estudar  “A Gênese, Os milagres e as Predições Segundo o Espiritismo”. Embora o conheçamos somente como A Gênese, como o título do livro, seu conteúdo aborda a gênese do universo, do planeta Terra, a gênese orgânica e espiritual, além de falar da natureza dos milagres e do fenômeno das predições.

Este foi o último livro da codificação, lançado em 1868, e aborda vários temas já esboçados na Revista Espírita. Esses assuntos foram desenvolvidos e aprofundados mais de dez anos após o lançamento da primeira edição de O Livro dos Espíritos em 1857, gerando essa obra-prima que liga o espiritismo a um de seus pilares: a ciência, mas não dissociada da religião.

Na obra, Kardec explica a criação do universo segundo as leis da natureza. Descreve a criação do nosso orbe, comentando os períodos geológicos de sua formação, e fala do fluido vital e da escala dos seres corpóreos na gênese orgânica e na gênese espiritual. Explica ainda o princípio espiritual, sua união com a matéria e a reencarnação. No tópico referente aos milagres, ele aborda sua relação com as leis da natureza, desmitificando e explicando casos citados em O Evangelho Segundo o Espiritismo. Por fim, nas pre-dições Kardec explica, por exemplo, a questão do juízo final e a chegada da nova era. 

Estudaremos esses temas, utilizando a primeira edição
de A Gênese e não a quinta, como fazíamos até então

Vamos entender a razão para isso. No livro “O Legado de Allan Kardec”, da pesquisadora Simoni Privato Goidanich, é demonstrado, por meio de provas, obtidas nos Arquivos Nacionais da França e na Biblioteca Nacional daquele país, que a quinta edição do livro, revisada, corrigida e aumentada, sofreu 126 adulterações, introduzidas depois do desencarne de Kardec.
Por isso, estudaremos nesta coluna a versão original da obra dele