BEM-VINDO À REVISTA ESPÍRITA ASSEAMA

Lições de ontem ainda atuais

A compreensão da relevância e da atualidade da Revista Espírita pode não ser evidente, pois não estamos tão familiarizados com as obras da Codificação como seria desejável. Além disso, não desenvolvemos o hábito do estudo assíduo e constante, preferindo adquirir conhecimento a partir das observações de instrutores, expositores e palestrantes, sem nos debruçarmos no texto.

É importante rememorar constantemente a exortação do Espírito de Verdade na mensagem em O Evangelho Segundo Espiritismo, cap. VI, item 5, que nos diz: “Espíritas, amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instrui-vos, eis o segundo.” 

Com esse intuito, propomos mergulhar nas páginas da Revista Espírita, conduzidos pelas palavras do Codificador. Vamos passear pela história do Espiritismo, mas também pela nossa própria história como espíritos rumo
à ascensão. 

Em 1º de janeiro de 1858, Allan Kardec lançou a primeira edição da Revista Espírita – Jornal de Estudos Psicológicos, editada até junho de 1869, ano de seu falecimento. Em 135 números, ele propôs o estudo a partir de inúmeras fontes que fornecessem observações instrutivas sobre os fatos espíritas, baseando-se nos princípios, nas ideias e nos ensinamentos dos Espíritos, consolidados nas obras da Codificação. É importante destacar que O Livro dos Espíritos foi lançado alguns meses antes, em 18 de abril de 1857.

Como ponto de partida dessa viagem, escolhemos um assunto que permeia nossa atualidade e domina as conversas: a pandemia e o impacto em nossas vidas!

Ora, você, leitor, deve estar se perguntando admirado: Kardec tratou desse assunto no século XIX? E o que ele disse? Quais as orientações e os ensinamentos dos espíritos? Kardec discorreu sobre esse assunto em pelo menos três oportunidades: na edição de novembro de 1865, na de outubro de 1867 e na de novembro de 1868. Importante lembrar que as epidemias retratadas na época são do cólera e da malária. Destacamos abaixo essas instruções admiráveis e escritas há mais de 150 anos!