Onde conseguir cálcio

A grande maioria das pessoas vê no leite e nos seus derivados, como manteiga, queijos e iogurtes, as únicas fontes confiáveis de cálcio. Porém, não é bem assim. Os laticínios fornecem sim cálcio, mas também são grandes produtores de muco, o que é péssimo para quem sofre de sinusite e rinite. Por isso, é recomendado eliminar os laticínios da alimentação. Alcançar as 1.000 mg de cálcio – quantidade diária recomendada para homens e mulheres não gestantes entre 19 e 50 anos de idade – somente com alimentos de origem vegetal é mais fácil do que se imagina. Veja:

 

AlimentoPorçãoQuant. Cálcio
Tofu¼ xícara430 mg
Amêndoa½ xícara (100g) 254 mg
Agrião cru100 g168 mg
Couve refogada2 colheres (sopa)164 mg
Total de cálcio:1.016 mg

Nota: Outras fontes vegetais de cálcio são: aveia, brócolis, lentilha, açaí, gergelim e ameixa seca. Para crianças de 1 a 3 anos, a recomendação diária é de 500 mg de cálcio. Para as de 4 a 8 anos, 800 mg. De 9 a 18 anos, 1.300 mg. Acima dos 50 anos, a recomendação é de 1.200 mg de cálcio por dia. Vale lembrar que a suplementação desse mineral só deve ser feita por recomendação médica, pois, se não se fixar nos ossos, o cálcio pode gerar pedras nos rins.

Fonte: Hospital Israelita Albert Einsten

Published by

Grupo Asseama

O Grupo ASSEAMA é uma organização espírita e vegana, sem fins lucrativos.
Os animais são nossa razão de existir e é por eles que nos unimos a você. Todas as atividades da Asseama são voltadas ao amparo dos animais.
Nossa missão é promover um Planeta em que os animais sejam reconhecidos como nossos irmãos.

Deixe uma resposta